Revista A Granja


Tradicional e atual aos 69 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Editorial

MATOPIBA: PROSPERIDADE E (AINDA MAIS) POTENCIALIDADES

Há muito se diz que o agronegócio é o “melhor do Brasil”, visto uma infinidade de argumentos – e números – que nem cabe listar aqui (até faltaria espaço). Basta lembrar que, dos dez principais itens exportados pelo Brasil, sete são do agro, a começar pelo número um, o complexo soja. Bem, dentro da nossa elogiada agropecuária, é possível mencionar os sucessos dos sucessos, ou seja, o que se poderia chamar de ilhas de excelência. A edição traz duas delas. A começar pela reportagem de capa, que descreve a prosperidade – e as potencialidades, pois acredite, ainda há muito por vir – da região que se convencionou chamar de Matopiba – junção das siglas dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Uma agricultura desenvolvida e altamente profissional que levou riqueza onde não havia muita coisa promissora.

Outro sucesso – que se repete a cada Expointer – é a entrega da premiação aos vencedores do Destaques A Granja do Ano. O evento promovido pela A Granja premia os melhores do agronegócio brasileiro há 29 anos. Nesta edição, tudo sobre o grande evento, inclusive imagens de todos os 29 premiados, registros como o desta página de uma noite inesquecível. Parabéns mais uma vez a todos os vencedores. Eles estiveram no evento porque são exemplares no que fazem.

Por falar em gente vitoriosa, fomos de novo ver in loco a mais desenvolvida agricultura mundial. Estivemos na Farm Progress Show, no estado de Iowa, na região do Corn Belt, o cinturão do milho americano, e a jornalista Denise Saueressig conta o que viu, inclusive ao visitar um fazendeiro do estado de Nebraska.

Se e intenção é reportar cases exitosos, não dá para deixar de se admirar do que o produtor Frederico d’Avila, o entrevistado da seção O Segredo de Quem Faz, está colhendo na região de Buri, Sudoeste do estado de São Paulo. Não só ele, mas outros produtores da região que já foi chamada de Ramal da Fome visto a falta de vocação econômica.

Mas, como sempre, tem muito mais nas próximas páginas. Dos mais variados assuntos de seu interesse. Afinal, nosso objetivo a cada edição é colaborar para que você também tenha sucesso. Boa leitura! Muito sucesso!

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822