Revista A Granja


Tradicional e atual aos 69 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine

ARMAZENAGEM: TEM QUE SER SOLUÇÃO E NÃO PROBLEMA

A expressão “infraestrutura” é uma das mais mencionadas quando se fala em problemas relacionados a este País. A agricultura não foge dessa regra. Sobretudo por ser um segmento que se desprendeu do pelotão da economia, ou seja, a produção cresce anualmente a índices superiores aos demais setores. O caso da armazenagem é bem característico. O ideal é um país ter capacidade de guardar 20% a mais do que se produz em um ano. Enquanto o Brasil tem silos e armazéns aptos a armazenar entre 130 milhões a 150 milhões de toneladas de grãos, qual deverá ser o tamanho da safra 2014/ 15? Duzentos milhões de toneladas. Esse disparate, mas também as vantagens e condições para se montar uma estrutura de armazenagem na propriedade, são o tema da nossa reportagem de capa desta edição. Um assunto que, infelizmente, é antigo, como se pode ver na reprodução de capa de uma edição nossa de dez anos atrás.

E se o assunto são os problemas a serem resolvidos para que o os produtores brasileiros produzam mais, o que é bom para todos os brasileiros, abordamos uma das maiores preocupações no campo: a falta de segurança nas fazendas. Se em uma cidade, tendo na vizinhança uma delegacia ou um posto da política militar, ninguém se sente seguro, imagine-se em uma fazenda a dezenas de quilômetros da proteção oferecida pelo Poder Público. O que fazer para se proteger?

E, com as lavouras de soja já em pleno desenvolvimento, o que fazer para enfrentar a mais terrível das doenças, a ferrugem asiática? Um amplo, detalhado e didático artigo da Embrapa Soja busca esclarecer essa questão sempre presente em cada safra, em cada região. Veja no nosso espaço Fitossanidade em Destaque.

Reportar problemas, soluções, sugestões. Esta é a missão d’A Granja, não apenas desde àquela capa de 2004, mas há quase sete décadas. Boa leitura!

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822