Revista A Granja


Tradicional e atual aos 70 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine
 

ADUBAÇÃO: COLOQUE A RACIONALIZAÇÃO JUNTO DO NPK

Em tempos econômicos difíceis no campo – leia-se altos custos de produção –, a ordem é “gastar pouco para produzir muito (ou pelo menos igual à safra anterior)”. Então, uma palavra se transforma em um verdadeiro mantra na hora de empreender a lavoura: “racionalização”. Segundo o dicionário, o verbo racionalizar quer dizer “simplificar; tornar um processo de produção mais eficaz e menos dispendioso”. E como falta pouco para a safra de verão 2015/16, a reportagem de capa desta edição enfoca a adubação da lavoura. Afinal, os fertilizantes são fundamentais para fazer com que uma planta comercial cresça e produza frutos. E esse insumo representa de 25% a 30% dos custos de produção. Não tem como pensar em produzir (bem e com lucro) sem considerar esse elemento em todo o processo. Analise as dicas dos nossos especialistas e observe que são muitas (e até baratas) as formas de oferecer tudo o que a sua lavoura exige sem perder o sono antes mesmo da colheita.

Se a regra é racionalizar recursos (insumos, dinheiro), que tal gerar na própria fazenda o combustível de suas máquinas? E ainda vender o excedente. Pois esse é um dos objetivos da New Holland ao desenvolver um trator movido a metano. A reportagem d’A Granja, além de jornalistas de outros 26 países, foi conhecer o protótipo dessa máquina e uma fazenda totalmente autossuficiente em energia em Milão, Itália. Uma propriedade totalmente movida a metano: das máquinas às lâmpadas.

Esta reportagem futurística, veja a foto do trator de um dos biodegestores, está nesta edição.

Como também está a entrevista com Luiz Nery Ribas, o novo presidente do Cesb, entidade que promove o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, concurso que premia as maiores produtividades da oleaginosa. Ribas explica como alguém pode colher 100, 120, 130 e até 141,79 sacas de soja por hectare (este, o campeão brasileiro), sendo que a média nacional é de 48 sacas/ hectare.

E tem muito mais. Artigos e seções informativas e que buscam também tornar o seu “processo de produção agrícola mais eficaz e menos dispendioso”

Boa leitura! Boa adubação!

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822