Revista A Granja


Tradicional e atual aos 72 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine
 

ARROZ, DESTA VEZ, A CAMINHO DA RECUPERAÇÃO

Um ano atrás, neste mesmo espaço, o título do texto era “No meio do caminho tinha um El Niño”. E era ilustrado por uma lavoura gaúcha de arroz completamente inundada, uma verdadeira lagoa – não um cultivo com a irrigação controlada. O fenômeno climático tinha causado danos históricos para produção, produtividade e, sobretudo, rentabilidade do orizicultor. Pois bem, o clima desta safra colaborou, e coube ao produtor gaúcho, responsável por sete em dez toneladas de arroz produzido no Brasil, empreender uma safra maior em área e produção, mas, sobretudo, em produtividade – incremento de 12,6%. A rentabilidade ainda não é uma certeza, pois os custos estão altos e porque tem produtor com os números sequelados da safra anterior, mas é certo que a gestão – da lavoura e do negócio – tem sido uma palavra de ordem nos belos arrozais, como os que ilustram a nossa reportagem de capa desta edição sobre o arroz na safra 2016/17.

O que também está no caminho certo – e próspero – é o agronegócio brasileiro. Pelo menos foi o que depreendemos ao participar do Show Rural Coopavel, em Cascavel/PR, a primeira das megafeiras do ano. Tecnologia de ponta? Não faltou. Lançamentos? Idem. Produtores interessados em novidades? Da mesma forma. Negócios? R$ 2 bilhões (fora os que foram encaminhados). Tudo sobre a feira paranaense em uma ampla reportagem, além de conteúdo das empresas expositoras nas seções Novidades no Mercado e Gente em Ação. E aproveite e veja (e não deixe de curtir) vídeos do evento no Facebook d’A Granja.

Também estivemos no Fundação MT Em Campo, um (super) dia de campo promovido pela instituição de pesquisa mato-grossense, evento que reuniu centenas de produtores em Itiquira/ MT.

A edição ainda veicula a experiência do único, sim, do único produtor brasileiro (pelo menos em escala) de grãode- bico, na seção Segredo de Quem Faz. Ele conta tudo, sem medo de ter concorrente, sobre o cultivo sob pivô da leguminosa em Cristalina/GO.

E tem mais, muito mais. Assuntos que sempre são atuais, como o controle de nematoides, ou um tanto, digamos, modernos, como as startups do agronegócio.

Boa leitura!

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822