Revista A Granja


Tradicional e atual aos 70 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine
 

O TRIGO E SUAS IMPREVISIBILIDADES

Falar sobre agricultura e ainda a agricultura brasileira é, necessariamente, colocar verbos na condicional, prestar informações não muito precisas. E quando se trata de trigo, então, é ainda mais desafiador repassar ao leitor uma notícia – ligeiramente – definitiva. “Oscilação”, “altos e baixos” e “mudanças” foram os termos sugeridos pela jornalista Denise Saueressig para o título da reportagem de capa elaborada por ela sobre o cereal na safra 2015 – além de outras culturas de inverno. E se definiu por “altos e baixos” como a explicação mais representativa. Porém, poderiam ter sido usadas as outras descrições que não estaríamos equivocados em ilustrar a safra de um grão tão, mas tão importante para a dieta do brasileiro.

O País que se orgulha de ser um grande exportador de alimentos precisa trazer de fora metade do trigo que é transformado em pão e biscoito na mesa da sua população. Por que esse constrangimento ainda acontece? A reportagem sobre a safra 2015 busca esclarecer.

No ar também está a avaliação do que será a 22ª edição da Agrishow. O momento político-econômico do País meio atravessado e a indefinição sobre os juros do Moderfrota após junho deixam os organizadores da megafeira de Ribeirão Preto/SP bastantes cautelosos.

O volume de negócios deverá encolher em relação ao ano passado, assim como ocorreu na Expodireto Cotrijal de Não- Me-Toque/RS, onde estivemos, e cuja cobertura completa do evento está em reportagem e nas seções Gente em Ação e Novidades no Mercado. O certo é que em ambos os eventos não faltaram e não faltarão inovações para o campo.

Mas a edição tem muito mais. Como uma reportagem que detalha o que foi feito recentemente – e poderá ainda ser efetuado em breve – para ajudar em muito o produtor rural a melhorar a sua rentabilidade: algumas obras essenciais de melhoria das condições de transporte e logística.

Boa leitura! Boa sorte com o trigo nosso de cada dia!

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822