Vitrine

MILHO SAFRINHA, SÓ A CORAGEM PLANTA

Milho de segunda safra (também chamado carinhosamente de safrinha), eis a síntese da versão 2015: 1 - faltou chuva no Mato Grosso para o plantio da soja e, assim, na sequência, a semeadura do cereal precisou ser retardada; 2 - a geada pode se antecipar no Paraná, o que não seria nada bom; 3- ninguém sabe estimar a cotação do milho daqui a alguns meses, na sua colheita; 4 - e 91% do valor de cada saca colhida em lavouras matogrossenses fica com o dono do caminhão que a transporta até o porto (mais longe). As dificuldades, os desafios são tantos – as incertezas idem – que “coragem” foi o termo escolhido aqui na redação para simbolizar o espírito da reportagem de capa desta edição. Sim, quem apostar na segunda safra do cereal neste ano merece os parabéns pela convicção. Mas há esperanças, sim, e bem embasadas: 1 - o real desvalorizado incrementa os ganhos com a exportação; 2 - os suínos, frangos e bovinos nunca estiveram tão famintos, ou seja, o consumo interno vai aumentar.

Independentemente de uma ou outra (ou algumas) perspectivas nebulosas para o milho safrinha 2015, a nossa missão é colaborar para que você faça a melhor das safras (sem diminutivo). Por isso, além da reportagem de capa oferecer orientações sobre o cultivo, veiculamos dois artigos técnicos sobre o milho desta época do ano, um milho com características de cultivo diferentes do milho de verão: um dos textos aborda a adubação e outro, o controle das plantas daninhas.

Falar em milho lembra Paraná, e uma das lideranças do agronegócio paranaense é o entrevistado da seção O Segredo de Quem Faz: Dilvo Grolli, o presidente da cooperativa Coopavel, que sedia neste início de ano a megafeira Show Rural Coopavel, em Cascavel. Ele fala da feira, dos negócios da instituição que dirige e da agricultura do pujante estado.

Fora tudo isso, muitas outras abordagens igualmente relevantes a quem vive da agricultura. Desde as tradicionais seções, assim como textos sobre gestão da propriedade, como fazer a armazenagem correta, em que levar em consideração para dar o ponta-pé inicial (e certeiro) na integração lavoura-pecuária.

Boa leitura! Boa safrinha!

 

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822