Revista A Granja


Tradicional e atual aos 69 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine
 

MUITO ALÉM DE UM NEGÓCIO AGRÍCOLA

Falar em agricultura familiar é, antes de tudo, tratar de pessoas. Diferente dos mais variados assuntos que publicamos edição após edição, de temas técnicos a econômicos, a atual reportagem de capa enfoca como ganhar dinheiro e sobreviver às leis impiedosas do mercado, mas, sobretudo, aborda a íntima relação familiar: pai/mãe com o(a) filho(a), entre irmãos, a morte dos pais, a preocupação com o futuro dos filhos, a possibilidade de alguém deixar a casa, assuntos típicos que surgem à mesa de jantar. Por isso, nesta página, a imagem de uma família, um trio feliz, o senhor Elmo e a dona Rosane, orgulhosos da filha única, Rubia, 22 anos. Ela foi personagem do trabalho que buscou descrever qual é o agricultor familiar do futuro, aquele ou aquela jovem que não pensa em se constituir estatística do êxodo rural. Não apenas por amor à família, mas porque terá conseguido estabelecer no meio rural uma condição econômica muito mais interessante e vantajosa que as luzes da cidade lhe ofereceriam.

Além da nova agricultura familiar, a edição abre espaço para temas igualmente de extrema relevância para o futuro do agronegócio brasileiro. Como a reportagem sobre a aviação agrícola, um segmento cujas lideranças preocupamse demais com a qualidade do trabalho e, sobretudo, com a segurança – de quem está lá em cima e de quem está aqui embaixo.

E se a preocupação é segurança, cuidados redobrados para proteger a safra de verão – independentemente do cultivo – do ataque guloso da famigerada Helicoverpa armigera. A lagarta aportou por aqui não faz muito, mas causou estrago que muitas pragas não provocaram no somatório de dez, 20 safras.

E tem muito mais. Como uma esclarecedora entrevista em O Segredo de Quem Faz do consultor Carlos Cogo, que elenca suas perspectivas para o agronegócio brasileiro e mundial em 2015. “Na soja, o produtor vai encontrar rentabilidade positiva em todas as regiões do Brasil”, avaliou ele.

Que boa notícia para fechar 2014! Então, Feliz Natal (em família) e suce$$o em 2015!

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822