Revista A Granja


Tradicional e atual aos 72 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Vitrine
 

SAFRA SEM DIMINUTIVO E DE MUITOS MILHÕES

Na agricultura brasileira de suas vistosas lavouras com a beleza de suas plantações em um horizonte a perder de vista tem uma imagem que ilustra bem o diferencial deste País agrícola abençoado por natureza e empreendido pelos nossos produtores: a colheitadeira retirando a soja do terreno seguida por um trator arrastando uma plantadeira que despeja a semente milho de segunda safra. O cereal, não apenas o da segunda safra (a que não cabe mais o sufixo “inha”), e suas perspectivas bastante promissoras – pelas estimativas de exportações e de consumo doméstico – é o tema da nossa reportagem de capa deste fevereiro. Justamente o mês do Carnaval que terá um infeliz samba enredo tratando mal o agronegócio e o produtor brasileiro. Ao absurdo, houve reação firme das entidades do agronegócio, que emitiram notas de repúdio. Mas a melhor e mais apropriada resposta é mesmo a que os nossos homens e mulheres da agropecuária protagonizam a cada safra, os recordes do campo que barateiam a comida na mesa do brasileiro e amparam a balança comercial – e a economia – deste País.

E o milho ainda ganhou mais espaços na edição. Um artigo sobre as doenças da segunda safra, redigido por fitopatologistas da Embrapa, e outro texto sobre o manejo da lavoura com vistas a altas produtividades, elaborado pelo experiente engenheiro agrônomo e consultor Dirceu Gassen. A foto que ilustra esta página é dele, um exímio fotógrafo de plantas agrícolas, da maior espiga de milho que ele já viu: são 981 grãos, de uma lavoura de Vacaria/RS! Uma imagem como esta sim deveria encantar os brasileiros neste fevereiro.

A edição vai além do milho, com dois assuntos novos, mas que prometem ajudar em muito na gestão da propriedade e no manejo das lavouras. Você já ouviu falar em agricultura de decisão? E em Índice de Área Foliar (IAF). Caso não, ou mesmo sim, não deixe de ler dois artigos exclusivos. Mas é claro que a edição tem muito mais.

Boa leitura, boa (segunda) safrona!

A Granja

• SP: Av. Angélica, 1761 - 14° andar - conjunto 143 - São Paulo/SP - CEP 01227-200 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822