Revista A Granja


Tradicional e atual aos 70 anos de vida.
Reportagens e artigos técnicos de extrema relevância para o produtor e para o profissional do campo.

Editorial
 

SOJA: A INTENSIDADE DO BRILHO VAI SE ELEVAR

A soja há muito é chamada de a rainha das commodities na agricultura brasileira, visto a representatividade dessa cultura entre os cultivos comerciais. São muitos os números grandiosos que podem ser usados para dimensionar o tamanho desse grão. Basta citar que o Brasil produz 30% da soja do planeta. Mas muito mais vem por aí. Um exemplo: a previsão é que em 2024 os agricultores brasileiros ultrapassem os americanos como maiores produtores mundiais da oleaginosa. “O Brasil possui terras, tecnologia, empreendedorismo rural e um parque industrial adequados para chegar ao topo do ranking da produção. São milhões de hectares de pastagens com baixa produtividade que podem ser convertidos a culturas anuais”, justifica o executivo da Abiove Daniel Amaral, um dos entrevistados da nossa reportagem de capa desta edição, trabalho que sintetiza o que chamamos de “grão dourado”.

Dois outros temas também podem fazer brilhar os olhos do agricultor. Um trata da agricultura de precisão, definido no aprofundado e claro artigo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia como Smart Agriculture, “o começo de uma grande transformação que o processo de produção agrícola irá enfrentar nas próximas décadas”, segundo o autor do artigo. O outro é a polêmica do momento nos noticiários: a terceirização do trabalho. Pois o campo aguarda ansioso pela lei da terceirização, visto que agricultores pequenos e até médios sem condições de adquirir uma tecnologia moderna, como uma poderosa colheitadeira, poderão contratar os serviços de um profissional.

Os demais assuntos desta edição não são polêmicos, mas também têm o seu brilho. Como a premiação conquistada no mês passado pelo jornalismo d’A Granja: A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) concedeu o 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo da Região Sul à reportagem de autoria do jornalista Leandro Mariani Mittmann, veiculada pela revista em dezembro último.

Parabéns a todos! Ao jornalismo d’A Granja e aos que fazem da soja a rainha das commodities.

Boa leitura!

A Granja

• SP: Praça da República, 473 - conjunto 102 - São Paulo/SP - CEP 01045-001 Fone: (11) 3331-0488

• RS: Av. Getúlio Vargas. 1526 - Porto Alegre/RS CEP 90150-004 Fone: (51) 3233-1822